sábado, 2 de abril de 2011

Análise do filme “O Senhor dos Anéis” 5º enfoque


Quando acontece plano fixo contínuo?

Este é o tipo de filme onde não há, definitivamente, este tal plano, visto que estamos diante de um gênero de aventura/ação.
Considerando, claro, que a duração deste plano deve ser de pelo menos 10 segundos ininterruptos.

Quando acontece PLANO GERAL, PLANO MÉDIO, PLANO AMERICANO; CLOSE-UP; CAMERA ALTA, CAMARA BAIXA?

PLANO GERAL
        Aparece com mais recorrência nas cenas de batalha, visto que é um recurso usado para demonstrar a fragilidade do exército dos “bonzinhos” contra a proeminência da tropa dos “mauzinhos”, mas está também presente para apresentar a eloqüente paisagem da Nova Zelândia, e as construções gráficas (efeitos visuais) como as duas torres, os castelos, as fortalezas, etc.
PLANO MÉDIO
        Muito comum para mostrar os três guerreiros (o anão, o elfo e o humano) em sintonia/harmonia. Mas também é bastante usado nos enquadramento do Frodo e seu parceiro.

PLANO AMERICANO
        Muito comum nas cenas que antecedem e no durante as batalhas de enfrentamento direto entre os guerreiros.
CLOSE-UP
        Usado nas cenas drmáticas do filme: quando o guerreiro humano está diante da elfo interpretada pela atriz Liv Taylor, quando um membro da corte de um reino dá uma de Yago (Othelo/Shakespeare) e convence um rei doente a agir conforme seus anceios, e para enquadrar o drama de dupla personalidade da ótima personagem do Sméagol. As vezes ocorre de forma circunstancial num diálogo banal, mais relacionado a descontração, que são eficazmente usados como pausa para a próxima aventura/batalha/correria.
CAMARA ALTA e CAMARA BAIXA
        Exaustivamente usado para demonstrar a eloqüência das edificações que aparecem nos cenários do mundo imaginado pelo autor original da trama: torres, castelos, fortalezas, etc. Alem disso este posicionamento de câmera é fundamental para demonstrar risco eminente no momento que Frodo e seu parceiro estão seguindo Smigool num trajeto de escalar e descer montanhas.   
©©
pode usar este conteúdo,
sem alterar ou vender,
mencionando o autor

Nenhum comentário: