segunda-feira, 4 de abril de 2011

Análise do filme “O Senhor dos Anéis” 6º enfoque


Quando acontece montagem paralela, panorâmica, travelling? O que se deseja transmitir?

Não ocorre montagem paralela. Panorâmicas são usadas para mostrar os vastoscenarios das locações naturais ou as criadas por computador, muitas com o intuito de nos impressionar pela grandiosidade e pelos detalhes cenográfico. Os travelling são muito comum em cenas de perseguição, preparação dos soldados para as batalhas quando alinhados de frente ou quando o diretor quis mostrar o frenesi no interior do batalhão.

Quando numa mesma unidade espaço-temporal há descontinuidade?
Os únicos momentos de descontinuidade de “O Senhor dos Anéis” ocorre nos flashback, no intuito de informar sobre certos aspectos do presente da narrativa do qual só se faz inteligível com uma explanação de algo que ocorrera em algum momento do passado.

 Quando a CÂMARA é subjetiva? Por quê?
Em “O Senhor dos Anéis” – como em outros conteúdos para consumo de massa, jamais há câmara subjetiva.

Quando ocorre campo e contra-campo? Por quê?

Nos momentos onde há perigo para o(os) protagonista(s), mostra-se no contra-campo o inimigo ou/e um monstro ou/e um precipício se aproximando de forma sinistra.


Quando há equilíbrio e quando há tensão reproduzida por esses recursos?

Se “esses recursos” estiver se referindo as ultimas questões que versam sobre aspetos da técnica de direção de fotografia, ainda não estou habilitado para discorrer sobre tal, visto que esta disciplina só passa a ser ministrada para os formandos deste curso a partir do 3º semestre.
Caso se esteja empregando os “esses recursos” no todo de um filme, podes concluir que o equilíbrio está no paralelo com a eficiência de uma narrativa clássica relacionada a jornada de um herói na busca pela restauração da paz em seu mundo/comunidade. Nisto os elementos técnicos são harmonizados para acompanhar a emoção/sensação insinuada pela personagem no desafio representado por aquele momento da historia, sendo que a tensão neste contexto é um fundamento indispensável para causa no espectador a noção de perigo que o protagonista atravessa, e que nos faz ter empatia pelo mesmo.
 
Qual o papel da trilha sonora? O que reforça e o que antecipa?

A trilha-sonora é usada essencialmente de maneira incidental: quando há cenas de tenção a melodia se torna grave ou/e disforme, quando há romance aparece harmonias delicadas e em tom baixo, se vemos os guerreiros se preparando para a batalha logo uma sonoridade de fanfarra militar chega aos nossos ouvidos de forma retumbante. Reforça-se aspectos óbvios no qual funciona como alavanca da informação imagética.
@gledsonshiva
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