sábado, 26 de março de 2011

Análise do filme “O Senhor dos Anéis” 4º enfoque


Que recursos visam transportar o espectador para dentro da obra?

O principal recurso é a narrativa. Tendo em vista que a trilogia é baseada num livro de ficção de consolidada eficiência dramática, bastou os produtores contratar as pessoas certas e rodar o filme nas locações ideais (Nova Zelândia), mas não são apenas o cenário que garante o transporte do espectador para dentro da obra. Alem da narrativa todo o aparato visual e sonoro é construído de forma harmônica para criar ambientes e provocar sensações em conformidade com as emoções das personagens, todos tratados na finalização por um amplo e complexo processo de retoque de imagem e inserção de efeitos computacionais dos mais diversos e de difícil percepção até mesmo para os profissionais especializados nas respectivas áreas.



Quais mitos estão sendo reproduzidos?
                                                                   
        O mito do herói (juntamente com seu antagonista, o vilão) é sem dúvida nenhuma o mais explorado aqui, visto que a estrutura da narrativa está em sintonia com o enredo clássico da representação do protagonista que enfrenta numa jornada desafios externos e internos para, após derrotar o “mal”, alcança o elixir que vai sanar toda a doença e o desequilíbrio de sua comunidade. Após o feito heróico consumado há a cerimônia no desfecho do filme do qual eles são homenageados e reconhecidos como tais.

Quando é usado o recurso da “câmara-olho”? Há algum abuso desse recurso?

 A lente da câmara assemelhada a visão de um olho é usada quando determinado monstro (acho que é uma aranha) se aproxima perigosamente do herói Frodo, enquanto este dorme.

Quando a descontinuidade é ocultada? Quando ela é explicitada?

Como a narrativa abrange várias passagens de tempo, todas não-cronológica, a descontinuidade é eficientemente ocultada para possibilitar, por exemplo, diversas batalhas do mesmo exército - os bonzinhos, contra vários exércitos dos malvadinhos. 
©©
pode usar este conteúdo,
sem alterar ou vender,
mencionando o autor

Nenhum comentário: