domingo, 20 de março de 2011

Análise do filme “O Senhor dos Anéis” 3º enfoque


Quais recursos usados para aproximar espectador da obra?

        Um produto do porte de uma trilogia como “O Senhor dos Anéis” tem seus processos associados a um conteúdo cultural para competir nos acirrados mercados de entretenimento audiovisual, do qual se pretende abocanhar parte dos trilhões por ano que ele rende em todo o mundo. A aproximação ao espectador se faz desde o planejamento estratégico do produto, do qual se destaca todo o seu marketing com o posicionamento (distribuição no tempo e no espaço) e a propaganda, alem de todos as derivações que o produto possa associar com os seus símbolos embutidos em produtos e serviços vários, regido pela lógica da licença comercial; tudo isso no antes e durante o período que o filme estiver em cartaz nos cinemas nas diversas praças mundiais.
        Internamente os recursos mais importantes para aproximar o filme do espectador é a eficiência na adaptação do texto literário para o roteiro audiovisual, a direção de um profissional competente (acertaram ao escolher o Peter Jackson) e a correta seleção dos demais profissionais da técnica e da arte.


Quais as soluções de continuidade encontradas para invisibilizar a descontinuidade elementar da obra?

Tendo em vista que “O Senhor dos Anéis” é uma trilogia para cinema, e por isso mesmo terá sua exposição apresentada em períodos distintos relativamente longos, o processo de conexão se faz com a apresentação do que ocorrera de mais significativo no filme anterior. Mas alem disso, foi usado como estratégia de potencializar a bilheteria este fato da descontinuidade dos 3 “capítulos”. A rede Cinemark a época do lançamento do ultimo filme da trilogia, fez uma espécie de maratona onde o sujeito via em seus complexos de salas os dois primeiros filmes para posteriormente, no mesmo dia, assistir a ultima parte da série.

Quando a ilusão/catarse é criada deliberadamente?

Tomando catarse como o expurgo de emoções acumuladas pelo público em comunhão com o(s) protagonista(s) ao longo do transcorrer de uma narrativa eficientemente construída, conclui-se que – visto o sucesso comercial de “O Senhor dos Anéis” – em cada um dos filmes da trilogia houve diversas catarses, sendo a principal aquela do capítulo final, onde um minúsculo exército enfrenta uma infinita aglomeração de “guerreiros maus”, atravessa-o ao meio e após a destruição do anel, vence a guerra definitivamente, e nós nos sentimos David vencendo Golias tais quais eles.   

©©
pode usar este conteúdo,
sem alterar ou vender,
mencionando o autor

Nenhum comentário: