quinta-feira, 2 de agosto de 2007

NOSSOS PRE-CONCEITOS REGIONAIS REFORçADOS PELO OLIGOPóLIO DA MIDIA NACIONAL

Um ilustre colunista (do qual eu o adoro) de um dos 4 conglomerados que formam o oligopólio de comunicação do nosso Brasil varonil la do Sudeste, acaba de evidenciar em seu espaço da radio em um dos grupos para os quais presta serviços, o desconhecimento e a reafirmação dos pre-conceito relacionados as coisas do nordeste do país, mais especificamente do Ceara, mais especificamente ainda de Fortaleaza.

Em uma maravilhosa e divertida crítica as ultimas "pérolas" frasísticas do nosso Lula(la) - aquele que reza quando entra no avião e fecha a porta, por isso dizem que ele so anda de avião de portas abertas (hihihihi!...); o nosso ilustre colunista cita, numa associação as constantes vaias que nosso chefe maior anda levando por aí, que `e perfeitamente normal a vaia no cotidianos dos brasileiros pois na Praça do Ferreira de Fortaleza as pessoas vaiam o por-do-Sol todos os dias. Pode?!

O que fazer diante deste engano indutor de manutenção dos pre-conceitos regionais? Ora, ora, ora!... Essa "Suposta" vaia que aconteceu no inicio do seculo XX não passa de um folclore que se criou em torno de uns beberrão que se reunia la na praça no tempo que praça era o centro do mundo de nossas ate hoje provincianas Fortalezas, e onde as coisas "aconteciam". Alguem deve ter publicado isso no jornal local da época e pronto, entrou pra historia. Esses "causos" são semelhantes ao do Bode Io-Io (que era um bicho que se comportava-se como gente, dizem) e da Perna Cabeluda, ou eja: folclore.

E `e assim: os cearense e praticamente todos os nordestinos sao tratados de maneira jocosa, desigual e patética pelos meios de comunicação de massa, que desprezam as regionalidades e competências, fazendo dos seus lugares algo nao muito distante que o quintal e os "jardins" de suas casas, local para eles sempre associado a morosidade, trankilidade, descanso e turismo sexual - afinal ninguém `e de ferro e todos sao conterrâneos daquela ministra que mandou agente relaxar e gozar enquanto espera o avião.

Consternado e constatando isso
me resta apenas parafrasear aquelas organizacoes radicais fechadas "S`o a internet Salva!"

3 comentários:

Franz Kiña disse...

Oi, Gledson. Tem várias "histórias originais". A primeira, salvo engano, é da primeira década do século passado. Um das mais recentes (pelo menos entre as clássicas) é que vaiaram o nascer do sol, depois de uma noitada, porque ele estaria pondo fim à boemia. Pelo menos até a noite seguinte.

E o Bode Ioiô era um bode de rua, mais parecia um cão vira-lata, e acabou sendo "adotado" pela população. Todo mundo sabia o nome e reconhecia o bicho perambulando pela cidade - muito menor naquela época.

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. Thanks for the attention, bye). Até mais.

Unknown disse...

Olha só:

Thais Aragão e o vendedor de camisetas,

Não sabia que os comentários do meu blog estavam tão ecléticos... melhor assim!