sábado, 9 de janeiro de 2010

FILOSOFIA É OU NÃO É CIÊNCIA?



Tendo em vista que você considerou errada a minha resposta para a primeira questão da prova - “PARA VOCÊ O QUE É FILOSOFIA?”, tenho algumas considerações a tecer, tomando como premissa a sua colocação que julgo ter determinado o erro da minha resposta: “filosofia não é ciência”.

Se Filosofia é ou não ciência, isso é uma questão para se debater e se concluir conforme as capacidades de argumentação e de poder de influência das partes interessadas no embate, tendo em vista que o que determina que algo é ou não uma ciência está relacionado a aspectos mais políticos do que propriamente de uma investigação metódica sistemática de objetos empíricos ou não, vide o caso do surgimento de certas “ciências humanas” – como a sociologia, que só galgaram este status após serem defendidas por pessoas que alem de pesquisarem e sistematizarem conhecimento sobre um fenômeno social específico, também empreenderam atividade de influência (lobby) no seio da academia, no propósito de a terem – e naturalmente a financiarem - como um conhecimento de caráter científico. Ocorre que a consideração de algo ser ou não uma ciência também depende de aspectos culturais, visto que a numerologia pode ser uma ciência para certos povos, e para outros não passar de mero passa-tempo de gente arredia e “desocupada”.

A natureza da pergunta se dirige ao interlocutor de uma forma passiva, não inserindo no texto nenhuma ordem de comando prévia, da qual poder-se-ia pressupor que a indagação exigiria da resposta idéias que diferi-se da compreensão que o educando tem sobre o assunto.
A pergunta se comporta de forma a procurar saber o quê o educando particularmente considera ser a filosofia (PARA VOCÊ...). Se a resposta está entendível ou não, entendo que isto poderia ser considerado o fator de CERTO ou ERRADO, mas jamais através da minha sentença inicial “É a ciência que selecionou, sistematizou…”. Dizer que algo como a filosofia é ou não é uma ciência está mais no campo do gosto pessoal e – como já citei, nos contexto de disputa que o termo pode ser usado para os fins dos mais diversos.

Respondi que a filosofia PARA MIM “É a ciência que selecionou, sistematizou…” porque ela sempre me foi apresentada – desde o ensino médio, de maneira semelhante às outras matérias correlatas, tendo seus fundadores, os desenvolvedores e seus explanadores (professores) com as provas para auferir o conhecimento absorvido sobre os assuntos, como em todas as outras ciências. Ao mencionar a presença de questões do tipo “quem somos?” e “de onde viemos?” para exemplificar seu funcionamento, acho até que eu poderia está errado aí pela restrição de algo que pode ser encontrado em aspectos mais pragmáticos da vida, e não necessariamente só existencial. Mas neste caso eu estaria – pelo menos, meio certo.

Para citarmos um exemplo de como a filosofia pode ter o significado moldado conforme o interesse e contexto do pensador, vamos a alguém que é comum a nós pela recente obra que fomos obrigados a ler para… para… aprender a pensarmos?…
“…Tenho o sentimento oposto quando leio o código de Manu, uma obra incomparavelmente mais intelectual e superior; seria um pecado contra a inteligência simplesmente nomeá−lo juntamente com a Bíblia. É fácil ver o porquê: há uma filosofia genuína por detrás dele, nele próprio…”


Viu como o nosso adorável alemão relaciona o termo filosofia? Pelo texto não é difícil concluir que uma lei, um código, o código de Manu, é para ele algo como uma filosofia, seja lá o que este algo for; porque, convenhamos, filosofia pode ser para uns uma lei, uma religião, uma arte, uma técnica, uma linguagem, e para outros apenas uma desculpa para embasar e justificar um discurso de engabelamento dos menos providos de percepção intelectual.

Para Nietzsche filosofia pode ser uma lei, para mim é uma ciência, e a pergunta como está na prova estaria indiferente e ao mesmo tempo satisfeita com a posição de ambos. Não é mesmo?

P.S.: se filosofia não é uma ciência, por que o Ministério da Educação ao lançar o novo ENEM coloca esta “matéria” enquadrada na prova de CIÊNCIAS HUMANAS, onde também se encontram Sociologia, Historia e Geografia?

Nenhum comentário: