sexta-feira, 11 de maio de 2007

o canal INtegración


É interessante notar que existe uma TV brasileira internacional, com uma cobertura continental maior que a do Brasil - que já é grande, e que disponibiliza seu sinal/programação para as TV's tanto da américa do sul como para as do Brasil. É neste ponto que vejo uma oportunidade para a produção independente de audiovisual, principalmente a do Ceará.
Visto que ha uma integração de rede que espalha o sinal para várias localidades do continente, fica muito óbvia as relações de interesse de divulgação de marca por parte de possível patrocinador de programas audiovisuais de caráter educativos, culturais e de cidadania, feito por pordutoras independentes.
Mas acho que para isso se tornar uma realidade deve haver uma integração maior do que ha existente no âmbito do Ceará. Pois fiquei sabendo que a única TV local que transmite o canal INtegración é a TV UNIFOR (que na verdade está com seu sinal restrito a região de Fortaleza), algo muito incipiente em termos de abrangência, não só para possíveis patrocinadores como tambem em termos de publicidade instituicional de órgãos públicos.
Sei de uma discursão que está ocorrendo no campo das TV's Públicas do CEará, do qual o Secretario está coordenando uma integração de toda a rede de emissoras do estado para formar uma única rede, algo semelhante ao que está em pleno desenvolvimento no governo federal com a implantação de sua TV Pública Digital Brasileira.
Esta rede cearense poderia perfeitamente aproveitar melhor - em termos de democratização do conteúdo, este canal INtegración brasileiro, já que sua abrangência seria muito maior do quê a da TVUNIFOR.
Segundo o que já falou o Secretário de Cultura Auto Filho - com sua verve em favor da integração dos povos latinos, "algo que está previsto na constituição federal", acho perfeitamente factível e consistente crer que isso poderá ocorrer, e termos todos o prazer de conhecer outras maneiras de fazer TV, entre nossos vizinhos da América do Sul.

Nenhum comentário: