quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A Última de Atlantida




No final o representante da União KLatina agradeceu a todos e disse que tais eventos é prioridade para o apoio da organização, pois o cinema é a forma mais abrangente de se chegar a variedade de povos que compõem os países de língua latina, segundo palavras dele.
Este de camisa branco sorridente é o Flavio, que é sócio de uma produtora de animação em Montevidéo, local que visitamos no terceiro dia do evento. Uma puta estrutura, fazem off-shore para a Noruega, coisas assim... E ganhou o prêmio de menção especial na área de animação, como não poderia deixar de ser.
O de camisa verde prestes a beijar o coordenador geral do Festival - o Ricardo, ganhou como o melhor documentário. Trata-se de uma pessoas que nasceu na prisão pelo fato de sua mãe estar presa por conta da ditadura uruguaia. Ele foi criado pela avó e tem remorsos do pai - que pelo o que entendi nos bastidores abandonou a família. O projeto dele é contar esta historia. nOSSA professora - a Assunção, disse que era a única unanimidade entre os professores, o prêmio para o projeto dele foi considerado imbatível.
Bem... certamente o tema da ditadura tem muuuuuuuuuuuuuito significado para a maioria das pessoas que organizam estes eventos. E acho que este tema será relevante por pelo menos uns 5 anos, até que outra geração venha com outras propostgas e miradas... hehehehe!


O escritorio que arrecada os Direitos Autorais-Intelectuais dos Produtores Audiovisuais



Guzman Fernandez da EGEDA, uma espécie de ECAD dos produtores audiovisuais latinos e da Espanha. Estavam a acabar de inaugurar o escritório de arrecadação no Uruguai, e fiquei sabendo que eles tem dificuldades de entrar no Brasil, por causa da língua.
Mas será que é só por causa da língua?!
Estranho...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O cinema de Atlântida é na verdade uma discoteca



O negócio é tao bagunçado que no meio da sessao vc escuta uns estouro muito doido! E a tela apaga, vc pensa que faz parte da estética do filme, que nada... fou porque acionaram o blackout do jogo de luzes da boyate. É mole?!...
E depois dizem que brasileiro é que é desleixado, deixa tudo pra última hora, etc, aqui o negócio ta pra lá de bagdá. De todas as sessoes que assisti num teve uma que nao houvesse interrupçao.
O local é uma discoteca mesmo, daqui a uns 10 dias começa a alta temporária neste balneário, e a turistada quer é dançar. Ora porra de cinema!...

A Cineasta Alemaña que filmou documentário sobre a Nicarágua



E ela parece ter lutado na guerra sandinista de "libertaçao" contra o "império dos EUA" nas décadas de 70 e 80 do século pàssado.
TAva lá apresentando seu filme que ñao passa da busca dela por duas personagens nicaraguenses que na época dos conflitos fizeram um depoimento no qual resitam um poema em vestes militares. Poesia barata.
O Documentario fica no lugar comum de entrevistar personagens significativos do conflito e outros nem tanto. Depende da performance de um deles para masntermos o interesse. Em alguns casos funciona, mas nem todo mundo está sempre em um dia bom, entao-se...
É, o lance é que é muito mais fácil fazer um filme sobre os distantes e derrotados, estando na Alemanha, que se recente - desde a 2ª guerra mundial, de ser tambem um derrotado.
O mais engraçado é que no final uns estudantes argentinos foram até ela e a mesma se recusou a receber a rapaziada. Eles ficaram todos sem graça, muito cômico.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

ONDE ESTOU SE FILMOU CENAS DE "MIAMY VICE" - O FILME


Esta placa foi colocada pela produçao do filme Myami Vice - certamente a pedido do prefeito da localidade. Aí havia a casa de uma das personagens, a casa de veraneio da madame. Nunca vi o filme e ñao tenho a mínima vontade de ver este tipo de produçao. Mas pelo menos sei de alguma coisa a respeito das Filmi comissions dos estados brasileiros: sao muito incompetentes. Como podem a produçao de um filme dfe praia dispensar as praias brasileiras pra vim filmar num lugar a esmo como este? Ridículo!

Dizem que foi o maior evento do Uruguai neste ano, as filmagens deste triller hollywdyano neste balneário.

Mí amigo de taller Marcelo, boliviano


Este é Marcelo, boliviano que tem um projeto de filme em ficçao de estilo intimista. Parece está muito feliz por estar participando deste seminário-taller Produción Executiva.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O local onde estou hospedado



BEm,
É neste recinto que estou hospedado aqui no Uruguai,
Muito confortável, simples, mas confortável. Rústico, digamos assim.

Eu no Banner do ATLANTIDOC



hehehe,
Olha eu aí...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

La playa




Ñao, ñao é o paraíso, é apenas o tal do balneário de Alantida, no Uruguai, onde aoncete o 1º FEstival Internacional de Documentarios deste país.
Ai que preguiça...


Los Jurados Manjando


BEm,


Agente só tem direito a uma pepsi e o PF (Prato FEito), e a sobremesa é um pudim filho da puta.


Mas eles...


Olha só, eu ainda vou ser jurado de Festival de Cinema Internacional...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Mios amigos e chicas en el almuerzo en Uruguai




Estes sao meus colegas de curso (seminario) aki em Atlantida no Uruguai. Muitos jà trabalham com Producao Executiva Cinematografica, outros estao começando assim como eu, e tem um ou outro que estào envolvidos em projetos milionarios, que eu fikei de cara o tamanho da produçao que eles estao a imaginar para realizar seus filmes ou das produtoras que representam.


A maioria da minha turma sao brasileiros (as), mas hà um boliviano, uma chilena, uma argentina e claro, muitos uruguaios e ninas uruguaiaias.


O almoço foi uma massa com um molho que nao identifico, e a sobremesa foi um sorvete mui gostoso.

COMEÇOU O SEMINÀRIO sobre PRODUÇAO EXECUTIVA do ATLANTIDOC/07 no URUGUAI


ESTA SENHORA ACIMA è Assunçao Hernandes, nossa professora de ProduÇao Executiva no seminário-oficina que acontece aki no balneàrio de Atlantida, no URUGUAI, por conta do 1 º Festival Internacional de Cinema Documentario do Uruguai, organizado pela Union Latina e por instâncias públicas ligado a cultura e ao turismo do Uruguay.

A mesma é uma das sócias proprietaria da produtora cinematografica RAIZ, uma das mais tradicionais do mercado brasileiro, que tem em seu portfólio classicos como O HOMEM QUE VIROU SUCO, PERFUME DE GARDÊNIA - o único filme a ser feito no período que o collor findou a EMBRAFILMES, e outros mais...

No nosso primerio encontro o de praste: todo mundo se apresentando e dizendo em que consiste os seus projetos. O meu é sobre a questao dos Direitos Humanos com foco na problemática de gênero, a violência contra a mulher em ambiente doméstico, etc. Amanhña tem mais.