Duas recentes medidas do Conar referentes aos abusos da
publicidade voltada para as crianças nos deixaram preocupados e ainda mais descrentes
da atuação deste órgão com relação à proteção da infância.
A primeira foi a decisão de sustar a campanha da Telessena de
Páscoa por anunciar para o público infanto-juvenil um produto que só pode ser
vendido para maiores de 16 anos (de acordo com regulamentação da SUSEP). A
segunda foi a advertência dada pelo Conar à Ambev, com relação ao ovo de páscoa
de cerveja da Skol.
Ambas atitudes do Conar seriam dignas de aplausos - se tivessem
sido tomadas quando as campanhas publicitárias estavam no ar, na Páscoa, em
março. Mas o Conar só agiu em junho, quando as campanhas já não eram mais
veiculadas.
Com isso, não houve nenhum impedimento para que a mensagem
indevida da Telessena atingisse impunemente milhões de brasileirinhos e que a
Ambev promovesse bebida alcoólica através de um produto de forte apelo às
crianças. A advertência à Skol é ainda mais ineficaz, pois não impede que no
próximo ano, produto semelhante seja oferecido.
O Movimento Infância Livre de Consumismo vê nessas decisões a
comprovação de que o atual sistema de autorregulamentação praticado pelo
mercado publicitário brasileiro é lento, omisso e ineficiente. Fato ainda mais
grave quando se trata da defesa do público infantil.
Por isso, exigimos que a publicidade infantil sofra um controle
externo como todas as atividades empresariais. Reiteramos nossa postura de que,
sem leis e punição, jamais teremos uma publicidade infantil mais ética.
Nós, mães e pais, exigimos respeito à infância dos nossos filhos
e solicitamos que estas duas atuações não constem dos autos do Conar como casos
de sucesso. Contabilizar pareceres dados depois que as campanhas saíram do ar,
como exemplo da firme atuação do Conar, é propaganda enganosa. E isso contraria
o tal Código de Autorregulamentação que os publicitários insistem em tentar nos
convencer que funciona.
(Este texto faz parte de uma blogagem coletiva proposta pelo
Movimento Infância Livre de Consumismo juntamente com blogs parceiros. Este
movimento é composto por pais e mães que desejam uma regulamentação séria e
eficiente da publicidade voltada para crianças. Para saber mais acesse: http://www.infancialivredeconsumismo.com.br)
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